segunda-feira, 20 de junho de 2011

Plano de Aula: Esportes

OBJETIVO:
-Identificar as diferentes modalidades esportivas e seus atletas;
-Compreender a importância de praticar esportes.
-Sintetizar em imagens o esporte que mais gosta

CONTEÚDO:
-Modalidades esportivas
-Ícones do esporte
-Origem dos jogos olímpicos

METODOLOGIA:
1ª Parte:
O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre as olímpiadas: 
O que é?
Como surgiu?
Onde surgiu?
Como é hoje?
Existe olimpíada apenas no esporte?
Para contextualizar o professor poderá utilizar o filme: "Astérix nos jogos olímpicos"
Atenção professor! Utilize apenas trechos do filme para não perder o foco da aula, sugerimos o trecho que inicia quando o mocinho é desafiado a participar dos Jogos Olímpicos até a realização das primeiras provas quando aparecem os juízes.
Após o vídeo questione os alunos sobre:
-A cidade onde surgiu os jogos
-As características físicas dos atletas
-Os países participantes
-Como era realizada as provas
-Como se comportava as torcidas

2ª Parte:
 O professor deverá questionar os alunos:
-Como são realizados atualmente os jogos olímpicos? Continua igual as primeiras Olímpiadas realizadas na Grécia?
-Quais modalidades são disputadas?
-Onde ocorreu a última olípiada?
-Citar algumas caracteristicas das cidades.
-Citar as caracteristicas dos atletas.
-Como se comporta as torcidas? Continua igual as primeiras Olimpíadas realizadas na Grécia?
A medida que os alunos vão interagindo na discussão o professor deverá apresentar imagens sobre as diferentes modalidades praticadas na atualidade. O professor poderá contextualizar como foi a participação dos atletas brasileiros nas últimas Olímpiadas. Aproveite o momento para questionar os alunos sobre suas expectativas para as Olímpiadas a serem realizadas no Rio de Janeiro em 2016. 

3ª Parte:  
O professor deverá apresentar a turma a problemática da aula. Para contextualizar essa discussão, os alunos deverão criar cartazes sobre as modalidades utilizando recortes de jornais e revistas , imagens da internet, etc. Essa atividade pode ser realizada em duplas ou trios. Os alunos deverão escolher uma modalidade e falar sobre a origem dela e os medalhistas das últimas olimpíadas.
Atenção professor! Para auxiliar os alunos na escolha da modalidade, sugerimos que divida o quadro em duas partes: modalidade individual e modalidade em equipe, conforme o quadro abaixo:

Os alunos deverão ajudar o professor a completar a lista. Ao término da aula o professor deverá reunir os trabalhos no mural, ao lado dos desenhos realizados na aula anterior, e discutir as semelhanças e diferenças, as mudanças ocorridas nas olimpíadas e a percepção dos alunos sobre o tema.

RECURSOS:
- aparelho de DVD e TV;
- jornais e revistas , imagens da internet;
- cartolina. 

AVALIAÇÃO:
Durante as aulas o professor deverá acompanhar o desenvolvimento dos alunos, o interesse pelo tema, o comportamento com o grupo e as responsabilidades recebidas, o capricho na elaboração das atividades, participação nas discussões, etc. 

Referências:
CURITIBA - PR
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
TELEMACO BORBA - PR
WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF
CURITIBA - PR
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9684


Um comentário:

  1. Jander Rodrigues da Silva21 de maio de 2012 03:45

    Oi, Linda! Parabéns pelos os seus trabalhos.

    ResponderExcluir