Educação Física, Recreação e Lazer
Profissionais de Educação Física destacam setor de Recreação e Lazer como campo de trabalho interessante e dinâmico.
O objetivo é o sorriso, não importa de quem – criança, jovem, adulto ou idoso. O instrumento? Atividades lúdicas que tragam alegria, relaxamento e descontração. Eis o trabalho da Recreação e do Lazer, um campo que tem oferecido boas oportunidades a profissionais de Educação Física de todo o Brasil. (CONFEF - REVISTA E.F. Nº 46 - DEZEMBRO DE 2012)
RECREAÇÃO
1) Andando sobre as letras
Objetivo: brincar sem atrapalhar os estudos. As
crianças nessa faixa etária estão em processo de alfabetização, por esse
motivo, a Educação Física só tem a contribuir para adequarmos a seguinte
brincadeira:
Duração: 40 min;
Material: giz ou fita adesiva
Duração: 40 min;
Material: giz ou fita adesiva
Espaço: quadra
Faixa Etária: 05 e 06 anos
Aproveitamento: para atividade física na educação infantil
Faixa Etária: 05 e 06 anos
Aproveitamento: para atividade física na educação infantil
Parte Prática: na quadra ou no ginásio riscaremos as vogais
no chão em letra cursiva, ou seja, letra de “mão" e pediremos que as
crianças em fila andem sobre as linhas da letra e ao mesmo tempo podemos fazer
muitas variantes como, por exemplo: para frente, para trás, de lado, de costas,
saltitando, saltando, etc. Com esses exercícios estaremos ao mesmo tempo
trabalhando tanto a coordenação fina quanto a lateralidade, espaço corporal,
visualização e outros desenvolvimentos motores.
2) Brincando com números
Objetivo: aprender matemática brincando
Duração: 15min
Material: dois cones
Faixa Etária: 11 anos
Duração: 15min
Material: dois cones
Faixa Etária: 11 anos
Espaço: quadra
Aproveitamento:
Parte Prática: os alunos devem estar divididos em dois grandes
grupos, um de cada lado da quadra, o professor estará no meio da quadra e os
alunos deverão ficar atrás da linha de fundo do vôlei. Os cones estarão no meio
da quadra um ao lado do outro. O professor fará uma conta em voz alta e ao
sinal dele um aluno de cada grupo poderá correr até o cone de seu grupo, quem
chegar primeiro responde. Cada resposta acerta um ponto.
Objetivo: reconheçam as vivências corporais,
ampliando a percepção do corpo sensível e emotivo através do conhecimento e da
vivência de jogos cooperativos
Materiais: bolas de modalidades esportivas, cordas
bambolês
Duração: 50min.
Duração: 50min.
Espaço: quadra
Aproveitamento:
Faixa etária: 15-17
Parte prática: divide-se a turma em dois grupos, numerando-os da direita para esquerda e da esquerda para direita, todos enfileirados de frente uns para o outro. Uma bola ao centro, ao comando do professor ao chamar um nº ou pedir o resultado de um problema, cada nº chamado, irá pegar a bola e trazer para a sua equipe. Ganhará pontuação se o aluno levar a bola sem ser tocado para a sua equipe ou tocar em quem está com a bola.
Parte prática: divide-se a turma em dois grupos, numerando-os da direita para esquerda e da esquerda para direita, todos enfileirados de frente uns para o outro. Uma bola ao centro, ao comando do professor ao chamar um nº ou pedir o resultado de um problema, cada nº chamado, irá pegar a bola e trazer para a sua equipe. Ganhará pontuação se o aluno levar a bola sem ser tocado para a sua equipe ou tocar em quem está com a bola.
4)
Telefone sem fio
Objetivo:
Materiais:
Duração:
Espaço: sala de aula
Faixa
etária: 5
anos
Aproveitamento:
educação
física infantil
Parte
prática: os
alunos ficam sentados um do lado do outro em fila ou em círculo. O 1º jogador
diz uma frase/mensagem no ouvido do colega seguinte. Cada participante após
receber a mensagem fala o mais baixo possível no ouvido do colega seguinte até
que o ultimo falará em voz alta o que recebeu. A mensagem muitas vezes chega
completamente diferente.
5) Batata quente
Objetivo:
Materiais:
bola
Duração:
Espaço: quadra ou sala de aula
Faixa
etária: a
partir dos 5 anos
Aproveitamento:
Parte
prática: Para
não “morrer” com a bola na mão, as
crianças precisam se concentrar e coordenar os movimentos ao ritmo da fala. O
grupo fica em círculo, sentado ou em pé. Uma criança fica fora da roda, de
costas ou com os olhos vendados, dizendo a frase: “Batata quente, quente, quente... queimou!”. Enquanto isso, os
demais vão passando a bola demão em mão até ouvirem a palavra “queimou”. Quem
estiver com a bola nesse momento sai da roda. Ganha o último que sobrar.
6) Corrida dos sapatos
Objetivo:
Materiais:
Espaço: sala de aula ou quadra
Duração:
Faixa
etária:
Aproveitamento:
educação
física infantil
Parte
prática: Formam-se
duas equipes, que são dispostas em fileiras. Uma cadeira ou bandeirinha separa
um time do outro. Os jogadores tiram os sapatos, que são recolhidos,
embaralhados e enfileirados a uma distância de uns dez metros. Dá-se o sinal de
início, e os jogadores devem sair pulando com o pé esquerdo, até encontrarem
seus dois pés de sapato, calçando-os em seguida. Feito isso, voltam ao ponto de
partida, pulando com o pé direito. Os jogadores que calçarem sapatos trocados,
ou não o calçarem direito, serão desclassificados. Cada jogador que retornar à
linha de partida, e não for desclassificado, marcará um ponto para a equipe.
Ganhará a equipe que marcar o maior número de pontos.
7) Corrida da laranja
Objetivo:
equilíbrio
e descontração
Materiais:
aparelho
de som e laranjas
Espaço: sala de aula ou quadra
Duração:
Faixa
etária: todas
as idades
Aproveitamento:
educação
física infantil
Parte
prática: formam-se
os pares para a dança. Coloca-se uma laranja apoiada entre as testas dos dois
integrantes de cada par. Ao começar a música, os pares devem dançar procurando
ao mesmo tempo evitar que a laranja caia. É proibido usar as mãos para manter o
equilíbrio. Se a laranja cair no chão, a dupla é desclassificada. A música deve
prosseguir até que só reste um par com a laranja.
8) Morto vivo
Objetivo:
melhorar
a atenção e a agilidade dos alunos
Materiais:
Espaço: sala de aula ou quadra
Duração:
Faixa
etária: a
partir dos 4 anos
Aproveitamento:
educação
física infantil
Parte
prática: as
crianças ficam dispersas na sala ou quadra. Quando o professor falar “morto”, as crianças devem se agachar e
quando ele falar “vivo”, elas devem
se levantar, o condutor deverá ir falando cada vez mais rápido para que as
crianças se confundam, quem errar sairá da brincadeira até que fique apenas o
vencedor, depois a brincadeira recomeça novamente.
9) Coelho sai da toca
Objetivo:
desenvolver
habilidades como correr, frear e ocupar um espaço
Materiais:
bambolês
Duração:
Faixa
etária: a
partir dos 5 anos
Aproveitamento:
Parte
prática: distribuem-se
os bambolês no chão, trata-se das tocas onde os alunos (coelhinhos) irão entrar
quando ouvirem o sinal de um apito, soado pelo professor. O objetivo é fugir do
lobo, que será um aluno. O aluno que for pego, passará a ser o lobo, e
vice-versa. O jogo termina quando todos os participantes experimentarem os dois
papéis. Na hora de fazer os círculos, um aluno sempre deverá sobrar do lado de
fora. Se há 16 alunos ficam no chão 15 bambolês.
Referências:
Disponível em: http://lucianadacostapereira.blogsport.com
Gostei, Muio dinâmico.
ResponderExcluirObrigada. volt sempre.
ExcluirGostei, Muio dinâmico.
ResponderExcluirObrigada Herculano Pontes. Volte sempre.
ResponderExcluir